Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias > Lançamento de livros apurinã
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 10 Janeiro 2022 13:34 | Última Atualização: Segunda, 10 Janeiro 2022 13:45

Lançamento de 06 livros sobre o ensino da língua indígena apurinã.

Esses livros resultam de três décadas de estudos sobre a língua apurinã, família linguística Aruák, falada pelo povo indígena de mesmo nome que habita mais de 100 comunidades espalhadas principalmente ao longo de vários rios, igarapés e lagos da Bacia do Rio Purus, no Amazonas. A publicação dos livros foi feita com o selo editorial da Universidade Federal do Pará, e com o financiamento da Embaixada da Finlândia e da University of Helsinki.  A pesquisa foi desenvolvida por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras, e da Faculdade de Letras da UFPA, membros do Grupo de Estudos de Línguas e Culturas Indígenas da Amazônia (GELCIA), coordenado pelo Prof. Sidi Facundes, em colaboração com os membros das comunidades do povo Apurinã.  O evento ocorrerá em Lábrea, AM, na sede da Federação das Organizações e Comunidades  Indígenas do Médio Purus (FOCIMP), de modo híbrido, com participações presenciais e remotas, conforme as informações e programação que seguem:

Livros que serão lançados

1- Amu Asãkirewata Pupỹkary Sãkire!: vamos falar Apurinã!: livro do professor;
2- Amu Asãkirewata Pupỹkary Sãkire!: vamos falar Apurinã!: livro do aluno;
3- Amu Asãkirewata Pupỹkary Sãkire!: vamos falar Apurinã!: livro do aluno;
4- Amu Asãkirewata Pupỹkary Sãkire! : vamos falar Apurinã!: livro do professor;
5- Iῦkatsupary Apaiaῦkiku : escrevendo em Apurinã!: livro do aluno;
6- Iῦkatsupary Apaiaῦkiku: escrevendo em Apurinã!: livro do professor.

Programação

10h (BSB) 9h (LAB): Apresentação do(a)s convidado(a)s pelo Coordenador do GELCIA
10h05 (BSB) 9h05 (LAB): Vídeo em homenagem aos kiiumanetxiwakury que contribuíram para a construção dos livros
10h10 (BSB) 9h10 (LAB): Apresentação de vídeo da Embaixada da Finlândia