Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grupos PET da UFPA > PET > Engenharia Civil
Início do conteúdo da página

Engenharia Civil

Publicado: Sábado, 30 Mai 2020 21:49 | Última Atualização: Segunda, 27 Março 2023 17:47
imagem sem descrição.

Tutora: Profª. Drª. Nívea Gabriela Benevides de Albuquerque

Discentes Bolsistas: Bruno Lobo de Almeirda, Bianca Soares do Vale, Debora Gentil Rodrigues Cal, Elber Jorge Amorim Souza, Marcos Paulo Santos Nunes, Marcelo Vasconcelos de Oliveira, Gabriela Freire Pereira da Silva, Leon Vale Lobo, Lohameky Gomes Alves, Jose Cristhian Mendes Saldanha, Henrique Silva Moraes Filho, Tales Henrique Almeida Vaz Pereira Rocha.

Discentes Voluntários: Jayne Silva Benmuyal Damasceno, Nivia da Silva Lisboa, Camila Silva Pina, Gabriel De Carvalho Neves, Lucas Luciano Sousa Batista, Laura Pantoja da Silva.

O Grupo PET do curso de Engenharia Civil foi oficialmente instituído pela lei 11.180/2005 e regulamentado pelas portarias nº 3385/2005, nº 1632/2006 e nº 1.046/2007. O PET Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará é um grupo que desenvolve atividades da tríade Ensino, pesquisa e extensão. O programa já possui quase três décadas de existência e cada vez mais busca aperfeiçoar suas atividades.

Atualmente, o PET Engenharia Civil é composto por um grupo coeso de 18 alunos de graduação com destacada performance acadêmica, entre bolsistas e voluntários, dispostos a praticarem a indissociabilidade da tríade (Pesquisa, Ensino e Extensão) que rege o programa. Recentemente, está sob nova tutoria da Profª Drª Nívea Albuquerque, cuja proposta é desenvolver um trabalho de integração e aprofundamento teórico-prático que fortaleça a equipe, com vistas às potencialidades individuais.

 

Atividades de Ensino

No âmbito do ensino, o PET Engenharia Civil fomenta alguns minicursos voltado para graduandos de qualquer curso da UFPA, tais como: Minicurso de Currículo lattes, atividade que consisti em aula prática sobre o funcionamento da plataforma Lattes, abordando assuntos como a interface da plataforma, suas utilidades e seu modo de funcionamento. Minicurso de Combate a Incêndio, da mesma forma, destina-se à comunidade acadêmica, a atividade consisti em exposição e ensinamentos acerca de normas, projetos e outros assuntos relacionados às medidas a serem tomadas em caso de incêndios em edificações, desde a concepção do projeto em si. Minicurso de Excel para orçamento, destinados aos alunos do curso de engenharia civil da UFPA.

Além disso, realizamos com frequência o chamado PET itinerante, essa atividade é destinada a promover o curso de Engenharia Civil da UFPA para alunos de ensino médio, ensino fundamental e cursinhos pré-vestibulares da região metropolitana de Belém. O Curso de Informática Básica para Idosos é a única atividade em forma de curso oferecida à comunidade, a atividade consisti em aulas práticas ministradas por petianos do Grupo PET Engenharia Civil para um público-alvo de idade mais avançada.

Realizamos também uma competição chamada PETQuiz, a qual resulta em perguntas e respostas disputada por equipes, cujos participantes são discentes regularmente matriculados em cursos de Engenharia Civil de IES paraenses. As equipes participantes recebem artigos para cada uma das 5 grandes áreas da Engenharia Civil (Estruturas, Construção Civil, Geotecnia, Hidráulica e Transportes) e as perguntas da competição são feitas com base em tais artigos.

Neste ano, iremos articular dois novos projetos de ensino, o primeiro se trata da confecção de modelos didáticos para monitorias em experimentos lúdicos; a intenção é futuramente aplicar em modelos reduzidos os conhecimentos adquiridos teoricamente em peças e materiais reais, tendo como pré-requisitos curriculares as disciplinas ciência dos materiais, teoria das estruturas, resistência dos materiais, além de noções de análise dimensional e semelhança de modelos. O segundo projeto é a aplicação da realidade aumentada em ligações estruturais, esta atividade consiste na elaboração de uma biblioteca de objetos virtuais em 3D com elementos da Engenharia Civil de difícil visualização para interação em tempo real, a fim de dar continuidade às pesquisas orientadas pela tutora Profª Drª Nívea Albuquerque.

 

Atividades de Extensão

Na modalidade de extensão demandamos com mais ênfase as seguintes ações: Visitas técnicas, Programa de engenharia civil para todos (PECIT) e o Programa de apoio técnico à prefeituras (PROATEC).

As visitas técnicas são realizadas em diferentes obras da região metropolitana de Belém, os participantes têm acesso a uma aula explicativa com o engenheiro responsável sobre todo o projeto construtivo, cronograma e estimativas de orçamento, geralmente também é abordado os principais problemas enfrentados pela construtora bem como as medidas que foram tomadas para obter uma solução.

O PECIT é uma atividade, a qual consiste em auxiliar comunidades e instituições carentes necessitadas de auxilio técnico para o desenvolvimento de projetos de Engenharia Civil, tais como a elaboração de plantas e de projetos estruturais, e que não possuem recursos financeiros necessários para contratar os serviços de uma empresa especializada.

O PROATEC por sua vez, é uma ação realizada em parceria com prefeituras e/ou órgãos públicos e privados para realização de projetos de Engenharia Civil. Com isso, essa atividade visa pôr em prática os conhecimentos de engenharia dos membros do Grupo e ao mesmo tempo trabalhar a cidadania e aumentar o número de pessoas beneficiadas.

 

Atividades de Pesquisa

O desenvolvimento de pesquisas faz parte das vertentes do PET e possui o objetivo de fortalecer nos petianos o conhecimento científico ao investigar os fenômenos em qualquer um dos ramos da engenharia civil. A fim de ampliar seus campos de ação e a autonomia intelectual do petiano, além de contribuir na sua preparação para uma futura pós-graduação, alinha-se um treinamento em métodos de pesquisa e análise de dados com vistas a suprir suas eventuais deficiências na iniciação cientifica para extrair melhores resultados.

Neste ano, com o auxilio da Profª Drª Nívea Albuquerque e por meio de atividades tutoriais, serão realizadas breves exposições para a apresentação dos procedimentos para análise de dados e métodos de pesquisa: como obter dados, quais os mais importantes, quais programas estatísticos considerar utilizar etc. À medida que o conhecimento for se consolidando, considera-se repassá-las aos próprios petianos como meio de desenvolver suas competências.

Atualmente, estão sendo realizados cursos de programas de edição gráfica como: PHOTOSHOP e CORELDRAW e posteriormente serão ministrados cursos de programação mais voltados à engenharia. Ao receberem coletivamente a capacitação, os petianos obterão novos conhecimentos, habilidades e estarão aptos a exercer suas pesquisas individuais de forma mais aprofundada, gerando publicações associadas. O objetivo principal é sempre viabilizar aos bolsistas, voluntários e colaboradores experiências que elevem o nível de sua formação profissional de forma ética e cidadã, visando incentivar novos pesquisadores e/ou futuros empreendedores em quaisquer áreas de atuação do profissional de Engenharia Civil.

Contatos

Email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook PET Engenharia Civil UFPA
Instagram @PETCIVILUFPA
LinkedIn https://www.linkedin.com/company/pet-civil-ufpa
registrado em:
Fim do conteúdo da página