Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grupos PET da UFPA > PET > Engenharia Sanitária e Ambiental
Início do conteúdo da página

Engenharia Sanitária e Ambiental

Publicado: Segunda, 08 Junho 2020 21:16 | Última Atualização: Quarta, 19 Outubro 2022 13:41

Tutor: Prof. Dr. Lindemberg Lima Fernandes

Discentes Bolsistas: Antonio Henrique Rodrigues dos Santos, Lorena Fonseca Palheta, Gustavo Felix dos Santos, Giovanni Max Costa Ribamar, José Cleber Silva do Carmo, Karla Jackeline Costa Correa, Kelwy Moikath Nunes Gomes, Malu Cristina Correa Rodrigues Freitas, Moises Gonçalves Pizon, Rafael do Nascimento Pires, Symon Felipe da Rocha Leal, Yan Tao Siqueira de Aquino.

Discentes voluntários: Não possui.

 

Breve Histórico do Grupo

    A partir de meados de 2005 o prof. Dr. Lindemberg Lima Fernandes, começou a participar de forma voluntária, a convite do Prof. Dr. Antonio Luciano Seabra Moreira (Tutor do PET do curso de Engenharia Mecânica), das reuniões da executiva  dos grupos PET, posteriormente alguns alunos do curso de Engenharia Sanitária, também começaram a participar. Tudo isso, somado à participação do prof. Lindemberg na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia Sanitária e Ambiental no ano de 2005, proporcionou a motivação para elaboração de proposta para a criação do grupo PET Engenharia Sanitária e Ambiental (PET ESA).

    O grupo PET ESA da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental (FAESA) da Universidade Federal do Pará, conforme Edital nº 11, de 19 de julho de 2012, foi criado em 2013, com início do grupo em 15 de janeiro de 2013.

    Nesses sete anos de atuação do grupo destaca-se a passagem de mais de 50 petianos egressos com atuações exitosas nas mais diversas áreas, como a participação no programa Ciência Sem Fronteiras, em países como Estados Unidos, Alemanha e Noruega, o que fez com que muitos após a conclusão da graduação continuassem esse processo de internacionalização, com a continuação de seus estudos de pós-graduação em países como  Noruega e França.

    A Participação em Congressos Local, Regional, Nacional e Internacional, possuem também notoriedade no grupo,  com apresentações de diversos trabalhos na categoria oral e painel, com uma média anual de publicação de mais 10 trabalhos, vale destacar o título de melhor trabalho no XIX ENAPET – Encontro Nacional de Grupos  PET, realizado em 2014, na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    O Diagnóstico dos Resíduos Sólidos da Bacia Hidrográfica do Tucunduba Transportados pelo Igarapé Tucunduba, é resultado do trabalho no campo da pesquisa, que proporcionou outras atividades. Na área do ensino destaca-se a Quinta do Saneamento e Meio Ambiente, com palestras de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, promovendo debates para a comunidade acadêmica das Instituições de Ensino Superior, o que contribui para o PPC do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. Da mesma forma, o grupo realiza minicursos para capacitação da vida acadêmica e profissional dos discentes. No âmbito da extensão enfatiza-se o Projeto PET na Escola, com palestras das principais áreas do Saneamento Ambiental, como abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos, sendo ações educativas nas escolas e comunidades, proporcionando a divulgação do curso para a futura escolha profissional. Além disso, atividades como a Recepção dos Calouros, possuem como objetivo proporcionar um acolhimento, visando estimular aos ingressantes um melhor aproveitamento do curso.  Bem como, as visitas técnicas efetuadas, que buscam a integração da teoria à prática, por exemplo a visita à UHE-Tucuruí.

    A seguir apresentamos as principais atividades do PET ESA, tendo como objetivo, a integração dos componentes do grupo nas atividades de ensino, pesquisa e extensão com a comunidade acadêmica e o público em geral; além de oportunizar a divulgação de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, promovendo atividades complementares em atendimento ao Projeto Pedagógico do Curso e contribuindo para a elevação da qualidade da formação acadêmica, reduzindo a retenção e evasão do curso e desenvolvendo metodologias que incentivam a inovação tecnológica.

 

Atividades de Ensino

    Anualmente são desenvolvidas diversas atividades de ensino, com objetivo de maior integração entre os alunos, redução da evasão e a difusão do conhecimento, em 2020 e anos anteriores foram promovidos minicursos como o de Excel, softwares estatísticos aplicados a Engenharia Sanitária e Ambiental e outros específicos da área da engenharia como o AutoCAD que é uma ferramenta muito utilizada em projetos de trabalhos acadêmicos e profissional.

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA

    Com objetivo de capacitar os petianos e demais discentes da Engenharia Sanitária e Ambiental para publicação de trabalhos em periódicos e elaboração de material didático nas diferentes etapas do percurso acadêmico no curso de graduação.

 

ATIVIDADES EM CONJUNTO COM OS GRUPOS PET

    Com objetivo de proporcionar maior integração entre os mesmos como:

  • Fórum Paraense de Grupos PET (FORPET-2020)
  • Jornada Científica (JICPET-2020)
  • Encontro de grupos PET da Região Norte (NORTEPET-2020)
  • Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET)
  • Seminário de Projetos Educacionais (SEPEDUC-2020) da UFPA, o qual constitui parte integrante do Seminário Integrado de Ensino-Pesquisa-Extensão (SIEPE) da PROEG-UFPA, como uma atividade de integração

  

QUINTA DO SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE

    Tem como objetivo proporcionar aos integrantes do grupo e ao público alvo um melhor conhecimento sobre as áreas da Engenharia Sanitária e Ambiental entre outras, sedimentando e consolidando a teoria, sendo fundamental na definição da futura área de atuação profissional e acadêmica dos discentes envolvidos, além de, proporcionar carga horária de atividade complementar e de extensão, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia Sanitária e Ambiental.

    No decorrer do curso os discentes se deparam com as disciplinas básicas, específicas e profissionalizantes que exigem conhecimentos característicos, e os minicursos vêm contribuir com essas disciplinas, proporcionando melhor desenvolvimento e aproveitamento das mesmas. No minicurso de Excel, por exemplo, onde são apresentados os conceitos básicos da função para elaboração de tabelas e gráficos contribuindo significativamente para a elaboração de trabalhos acadêmicos das disciplinas básicas. Enquanto o minicurso de métodos quantitativos, com o uso de software estatístico, como o software R, são mais aplicados nas disciplinas específicas e profissionalizantes, como a análise de series temporais, análise multivariada, estatística descritiva, relacionando com as disciplinas de Hidrologia e Climatologia, Sistema de Abastecimento de Água, Qualidade da Água, entre outras.

 

Atividades de Pesquisa

As principais atividades de pesquisa desenvolvidas no grupo PET ESA nos anos de 2019 e 2020 foram as seguintes:

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE USUÁRIOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ESPAÇOS PÚBLICOS DE BELÉM - a pesquisa apresenta uma análise da percepção dos usuários em relação as condições dos descartes de resíduos sólidos e a conscientização na preservação dos espaços públicos de visita, sendo estes: Praça Batista Campos, localizada no centro de Belém; Portal da Amazônia, que se encontra próximo de áreas periféricas da cidade. Através da aplicação de questionários os dados foram obtidos e tratados de forma estatística, buscando representar a realidade de cada espaço público. O resultado apresentou como a população possui um papel importante para a conservação desses espaços, demonstrando que a educação ambiental e a reciclagem são caminhos para a preservação sustentável dos espaços públicos (trabalho publicado 10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos).

DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO DA PEDREIRA-BELÉM/PA - Este estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico sobre a disposição irregular dos resíduos sólidos no bairro da Pedreira, localizado no município de Belém-PA, por meio de visita nas principais vias de circulação do bairro: Trav. Pirajás, Trav. Lomas Valentinas, Av. Marques de Herval, Trav. Barão do Triunfo, Trav. Mauriti, Av. Visconde de Inhaúma, Trav. Humaitá e Av. Pedro Miranda e a realização de entrevistas informais com a comunidade. Foi constatado despejo irregular de diversos tipos de resíduos nas principais vias do bairro da Pedreira, como pneus, material orgânico, plásticos, papelão entre outros, porém apesar de haver coleta de resíduos pela Prefeitura de Belém, ainda há vários pontos que apresentaram disposição irregular no bairro. Essa problemática não é apenas consequência da falta de gestão do governo, mas também pela ausência de incentivo à educação ambiental, (trabalho publicado 10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos).

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E USOS DOS RECURSOS HÍDRICOS - Tem como objetivo, avaliar os impactos ambientais que ocorreram por meio do transporte de resíduos sólidos no Igarapé Tucunduba, em especial o trecho do igarapé que está situado na Universidade Federal do Pará (UFPA) (trabalho apresentado no 2º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – 2º SIEPE/UFPA).

USO RACIONAL DE ÁGUA EM BANHEIROS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS - O objetivo do trabalho foi a quantificação do consumo de água no banheiro do Setor Profissional da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir de dados coletados através de micromedição. A pesquisa foi realizada através da coleta de dados nos meses de abril, maio e junho do ano de 2018 e abril de 2019, diariamente exceto os finais de semana e feriados, nos horários de 8h e 17h. Com os dados referentes à leitura do hidrômetro analógico instalado para controle do consumo de água em um banheiro coletivo (masculino e feminino) do campus do Setor Profissional, localizado no ramal de alimentação das bacias sanitárias, dos chuveiros, torneiras e dos mictórios, foram analisados os aspectos do consumo mensal e diário, que concentra o consumo dos usuários da praça de alimentação, restaurante universitário e dos blocos de salas de aula nas proximidades. Nota-se, a necessidade de um maior esforço para redução das perdas e a realização frequente de campanhas que visem o uso racional da água, que consequentemente resultaria em impactos ambientais e econômicos positivos (trabalho apresentado XXIV ENAPET).

ESTUDO DE DOENÇAS EPIDEMIOLÓGICAS ASSOCIADAS A FALTA OU A INEFICIÊNCIA DO SANEAMENTO AMBIENTAL - Estudo de caso da Microrregião do Salgado – PA (COBENGE-2020).

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO GRUPO PET ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL SEGUNDO OS ALUNOS DO CURSO - Atividade desenvolvida ao final do curso.

AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA NA CIDADE UNIVERSITÁRIA PROFESSOR JOSÉ DA SILVEIRA NETTO - destacando o banheiro coletivos do Setor Profissional-Belém-PA.

DIAGNÓSTICO DO SISTEMA DE DRENAGEM, DESTACANDO OS PONTOS DE ALAGAMENTO NA CIDADE UNIVERSITÁRIA PROFESSOR JOSÉ DA SILVEIRA NETTO – Belém-PA (submissão para revista: Research, Society and Development – 2020).

ESTUDO PARA O APROVEITAMENTO DA ÁGUA PLUVIAL NO CAMPUS PROFISSIONAL DA UFPA PARA FINS NÃO POTÁVEIS - com o objetivo de avaliar o uso de água pluvial na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, produção e potencial de aproveitamento de água de chuva, contribuindo para a gestão e o planejamento sustentável dos recursos hídricos da região.

 

Atividades de Extensão

    As atividades de extensão já vêm sendo desenvolvidas desde anos anteriores, destacando-se algumas como:

 

QUINTA DO SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE

    Os seminários têm como objetivo proporcionar aos integrantes do grupo e ao público alvo um melhor conhecimento sobre as áreas da Engenharia Sanitária e Ambiental, sedimentando e consolidando a teoria, fundamental na definição da futura área de atuação profissional e acadêmica dos discentes, além de, proporcionar carga horária aos alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Assim a Quinta do Saneamento e Meio Ambiente, destaca-se a apresentação da Profa. Maria de Valdívia Costa Norat, em que os participantes do grupo PET Engenharia Sanitária e Ambiental participaram dessa atividade em abril de 2019. Apresentando o tema relacionado com resíduos sólidos e educação ambiental em relação a Região Metropolitana de Belém, para alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA e visitantes. A palestra destacou os parâmetros atuais e do passado sobre a destinação de resíduos sólidos da Região Metropolitana de Belém, enfatizando a situação das populações que vivem próximos aos locais de deposição e a sua influência na qualidade de vida dessas pessoas. Realizada de forma interativa, por meio de uma breve apresentação em PowerPoint, discutindo os principais pontos acerca da problemática dos resíduos sólidos na Região Metropolitana de Belém.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE

    Palestras sobre educação ambiental, orientações técnicas, implementação de atitudes sustentáveis, nas escolas de ensino fundamental e médio na Região Metropolitana de Belém. Quanto ao PET ESA nas escolas em junho de 2019, foi feita a visita ao Colégio Supremo localizado na Cidade Nova 8 Travessa We-27, nº 422 das 8:00hs as 12:00hs. A atividade teve como objetivo fazer com que os alunos do Ensino Médio pudessem ter conhecimento dos quatros eixos do saneamento ligados diretamente ao curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, além de conhecer a situação estrutural do curso com viés educacional proporcionado pela Universidade Federal do Pará. No primeiro momento os alunos foram divididos em grupos ao qual os petianos integrantes explicavam e exemplificavam cada eixo do saneamento de forma didática utilizando de manuais de normas hidráulicas, e apresentando os outros eixos com o auxílio de banner de modo resumido. Depois de todos do grupo PET falarem, foi aberto para a retirada de dúvidas dos presentes.

    A formação cidadã e a conscientização são elementos essenciais para a educação ambiental. Despertar a população para esse novo paradigma que tem como objetivo repensar atitudes que levem ao conhecimento e compreensão dos problemas ambientais. Um mecanismo importante de sensibilização para a preservação dos recursos naturais é a Educação Sanitária e Ambiental que incorpora a dimensão ambiental na sociedade, numa relação multidisciplinar, buscando o equilíbrio nas questões econômica, social e ambiental, isto é, o tripé da sustentabilidade.

    A ação de Educação Ambiental foi desenvolvida em duas praças de Belém em que inicialmente foram realizadas conversas informativas para que os moradores pudessem ampliar a compreensão ambiental dos mecanismos naturais que regem aquela realidade, ou seja, buscar o entendimento da importância de áreas verdes para a qualidade ambiental, e, por  consequência, a saúde ambiental do bairro. Além de mobilizar a população com relação a coleta seletiva visando fortalecer a arrecadação de resíduos sólidos recicláveis nos Lev (Locais de Entrega Voluntária) que estão estabelecidos nas extensões das praças ressaltando os aspectos sociais e ambientais. Ademais, foram realizadas dinâmicas de grupo visando chamar a atenção dos frequentadores da praça.

 

RECEPÇÃO DOS CALOUROS

    Com o objetivo de  Proporcionar um melhor acolhimento aos calouros informando todas as etapas, atividades e o regulamento do ensino da graduação no âmbito da UFPA e as legislações vigente do curso, de acordo com o PPC para esse novo momento da vida dos novos acadêmicos, além da motivação para participação no grupo PET ESA. Juntamente com integrantes do Centro Acadêmico foi feito o primeiro contato com os calouros de Engenharia Sanitária e Ambiental no Mirante do Rio na UFPA, com o objetivo de tirar suas dúvidas advindas de seu primeiro dia na Universidade Federal do Pará e buscar incentivá-los a participação nas atividades desenvolvidas em prol da semana do calouro.

 

VISITAS TÉCNICAS E CURSOS DE EXTENSAO

    Com o objetivo de aumentar o campo de atuação dos petianos e alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental integrando o conhecimento teórico a prática, como aconteceu com a visita a UHE-Tucuruí no ano de 2017. 

    Para Cursos de extensão, a aplicação e uso de ferramentas computacionais na Engenharia Sanitária e Ambiental e suma importância na qualificação dos profissionais da área, assim faz-se necessária a complementação do ensino desses recursos.

 

    Portanto o PET Engenharia Sanitária e Ambiental vem cumprindo seu propósito na integralização do ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo atividades e contribuindo para formação do Engenheiro Sanitarista e Ambiental para a sociedade.   

 

Contatos

Fone (91) 3201-8927
Email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site https://esapet9.wixsite.com/petesaufpa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página