Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Geografia

Publicado: Quarta, 10 Junho 2020 19:55 | Última Atualização: Quarta, 19 Outubro 2022 14:18

Tutor: Prof. Dr. João Santos Nahum

Discentes Bolsistas: Alessandro Noronha Da Silva, Andre Gustavo Almeida Neves, Anna Thereza Correa Trindade,Breno Dos Santos Blanco, Gabriel Emanuel Da Silva Pena, Heliton Mendes Brito, João Matheus De Oliveira Campos, Kevin Gabriel Leite Da Silva, Leticia dos Santos Silva, Lucas Dos Santos Castro, Marina Lorena Fernandes Amador, Thiago Silva Carvalho.

Discentes Voluntários: Gabriel Martins Chaves Dias, Gabriel Dias Fernandes,  Hanna Rafaela Rodrigues Pinheiro, Patrick Jorge Magina Farias, Tainara Carvalho Garcia Miranda Filgueiras.

Breve Histórico do Grupo

    O Grupo PET do Curso de Geografia da UFPA surgiu em março de 1992 a partir da Iniciativa da Prof.ª. Drª. Janete Coimbra de Oliveira. Naquele momento iniciava-se um trabalho em equipe visando o constante aperfeiçoamento das atividades acadêmicas de forma paralela e compatível com a graduação.

    Além da professora Janete outros professores exerceram a função de tutor (a), como a Professora Carmena Ferreira de França e os professores Roberto Monteiro de Oliveira, Carlos Bordalo e Giovane Mota, os quais muito contribuíram para a consolidação do grupo no Pará. Atualmente sob tutoria do professor João Santos Nahum.

    O grupo PET Geografia nesses 27 anos de existência têm buscado através do trabalho árduo de seus bolsistas e tutores, destacar-se como elemento importante dentro do Curso de Geografia para a construção do conhecimento, aprimoramento de experiências, o intercâmbio e a elevação qualitativa do curso, por meio da execução de atividades de ensino, pesquisa e extensão.  

 

Atividades de Ensino

    No âmbito do ensino, o PET Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA - campus Belém) concentra suas atividades no Programa Universidade Aberta (PUA – UFPA) coordenado pelo Grupo PET Física/UFPA. O principal objetivo do PUA é oferecer preparação para os vestibulandos aptos a realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para essa finalidade os bolsistas do PET Geografia se encarregam, de no decorrer do ano, ministrar aulas três vezes por semana sobre o conteúdo programático de Geografia solicitado no ENEM e outras provas de vestibulares, entre os meses de fevereiro a outubro. E para isso, alguns meses antes do início do projeto, ocorrem reuniões de planejamento pedagógico para o referido projeto.

 

Atividades de Pesquisa

    Em se tratando das atividades de pesquisas, elas primam pela autonomia de pensamento e interesse de cada bolsista por uma linha de pesquisa. As linhas de pesquisa se dividem em três subáreas de acordo com a separação destas dentro da ciência geográfica: Geografia Física, Humana e Cartografia. Na Geografia Física encontram-se petianos desenvolvendo pesquisas em parceria com dois grupos: o Grupo de Estudos Geográficos Costeiros (EGC) orientado pela Prof.ª Dra. Carmena França que realiza análises da variação de linhas de costa através de técnicas de geoprocessamento no propósito de gerar informações que auxiliem na criação de políticas de ordenamento em orlas urbanas; e o Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental (GEPPAM) coordenado pela Prof.ª Dra. Márcia Pimentel, cujo enfoque está nos estudos da paisagem e percepção de riscos ambientais relacionados a conservação e uso sustentável dos recursos naturais na Amazônia.

    No campo da Geografia Humana as pesquisas se diversificam entre a Geografia Agrária e a Geografia Urbana ambas trazendo discussões acerca da interação entre sociedade e espaço. Na primeira encontram-se pesquisas coordenadas pelo tutor do grupo, Prof. Dr. João Santos Nahum, juntamente com o seu grupo de pesquisa denominado Grupo de Pesquisa Dinâmicas Territoriais do Espaço Rural na Amazônia (GDEA) onde realizam-se reflexões que buscam a compreensão de desafios e problemáticas relacionadas ao uso do território amazônico envolvendo ribeirinhos, camponeses e quilombolas; na segunda desenvolve-se pesquisas acerca da dimensão espacial do medo nos centros urbanos e suas consequências político-sociais no espaço urbano sob orientação da Prof.ª Dra. Rovaine Ribeiro.

    As pesquisas estão relacionadas aos trabalhos de conclusão de curso e, frequentemente, desenvolvidas pelos discentes no interior de outros grupos de pesquisa que participar e sob a supervisão de um orientador. Assim, temos discentes pesquisando sobre geografia urbana, rural, regional, geomorfologia e ensino.

 

Atividades de Extensão

    Portanto, o Grupo PET Geografia, seguido a filosofia do Programa de Educação Tutorial, proporciona aos graduandos e tutores possibilidades de construir um ambiente acadêmico, científico e institucional capaz de religar saberes e fazeres, bem como as dimensões do ensino, pesquisa e extensão. Contribuindo assim para Universidade exercer seu papel de instituição superior. Superior, no sentido de permitir a comunidade universitária condições para praticarmos uma espécie de clarividência lapidada por anos e décadas de abnegado resignado e resistente trabalho com vistas a legar às gerações futuras um saber/fazer consistente e coerente, um conhecimento prudente para uma vida decente. Tendo isso em foco realizamos a seguintes atividades de extensão:

  • Convite aos clássicos da Geografia: consiste em reunião cujo foco é dialogar sobre um pensador da geografia.
  • Roda de Conversa- esse livro eu indico: convidamos alguém para comentar sobre um livro que gostaria de indicar e explicar por que indicaria.
  • PET na Escola: são experimento pedagógicos na forma de aula ou recurso que levamos às escolas e executamos tendo como foco o conteúdo programático ministrado no momento em planejamos a atividade.
  • Diálogos Petianos: convidamos alguém para dialogarmos temos transdisciplinares. É um evento aberto e tem motivado a promoção de espaço de diálogo acadêmico e promoção da cultura petiana.
  • Oficina de elaboração de artigo científico: atividade direcionada fundamentalmente aos calouros e consiste em apresentar os procedimentos gerais de elaboração de resenha, fichamento, resumo, normas da ABNT e elaboração de escrita cientifica.

 

Contatos

Email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Site http://www.petgeografiaufpa.org
Facebook PET Geografia UFPA
Instagram @PETGEOUFPA


                                       

registrado em:
Fim do conteúdo da página