Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Física

Publicado: Quarta, 10 Junho 2020 20:36 | Última Atualização: Quarta, 19 Outubro 2022 13:56

Tutor: Prof. Dr. Rubens Silva

Discentes Bolsistas: Agenor Mesquita da Silva, Amanda Karine da Conceição Lima, Anoui Montoril Veiga Siqueira, Caio Moreno Lisboa Mendes, Carmem Raquel Leitao de Assis, Gilbson Jorge Carrera Pereira, Glenda Valadares Martins, Jhoane Martins Amorim, Lucas Kauan Raiol Queiroz, Marcus Vinicius Oliveira Dantas, Richard Campos Vilhena Fonseca, Stefanny Caroline de Souza Assunção.

Discentes Voluntários: Não possui.

 

Breve Histórico do Grupo

    O programa de Educação Tutorial de Física (PET Física) da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi implantado no departamento deste curso em 1991, realizando sua primeira seleção de bolsistas em março de 1992. Por exigência da CAPES o PET Física foi composto, inicialmente, por 4 bolsistas. Posteriormente, o grupo se expandiu e novos bolsistas foram incluídos ao grupo mediante processo seletivo.

    O PET Física tem dado inúmeras evidências da importância que teve ou que tem tido na vida acadêmica, cidadã e profissional daqueles que dele fazem ou fizeram parte. Muitos dos participantes deste programa de educação tutorial obtêm sucesso na carreira profissional ou acadêmica. Também vale destacar o engajamento do PET Física com as atividades promovidas pela Faculdade de Física (FACFIS) da UFPA e pelo Centro Acadêmico de Física.

 

Atividades de Ensino

MONITORIA ASSISTIDA

    A monitoria assistida é uma atividade do grupo PET Física que consiste na execução de um plantão de dúvidas para graduandos da UFPA e alunos do Projeto Universidade Aberta (projeto de extensão do PET Física). Nesta atividade, os bolsistas e colaboradores do PET Física estão disponíveis – de segunda a sexta das 09h00 às 20h00 – para ajudar estudantes com dúvidas em disciplinas compreendidas pelo curso de física.

 

CICLO DE SEMINÁRIOS

   Semestralmente o grupo promove um ciclo de seminários sobre assuntos referentes a física e afins. Cada bolsista do grupo escolhe um tema e apresenta um seminário de 15 minutos sobre o tema escolhido. Toda a comunidade acadêmica pode participar desse evento promovido pelo PET Física. O Ciclo de Seminários gera um certificado de participação com carga horária para aqueles que participarem deste como ouvintes.

 

CONFECÇÃO DE LIVROS DE APOIO PARA ESTUDANTES DE CIÊNCIAS E ENGENHARIAS

    Em cada semestre o grupo produz um livro sobre temas relacionados às principais disciplinas dos cursos superiores de ciências e engenharias. O objetivo deste livro é servir como um apoio de estudos para graduandos de áreas correlatas. Dentre os livros de apoio produzidos pelo PET Física, destaca-se a coleção de livros de cálculo para estudantes universitários. Todos os livros produzidos pelo grupo podem ser baixados através do site oficial do PET Física.

 

Atividades de Pesquisa

    São desenvolvidas diversas atividades de pesquisa com o apoio de grupos de pesquisa da FACFIS e do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA. Cada bolsista do PET Física desenvolve uma atividade de pesquisa, sob o direcionamento de um dos referidos grupos de pesquisa da UFPA. Atualmente, o PET Física desenvolve a atividade de pesquisa “Pesquisa em Ensino de física”, com o apoio do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da UFPA.

 

Atividades de Extensão

PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA (PUA)

    O PUA, curso pré-vestibular gratuito que atende alunos oriundos de escolas públicas, teve sua primeira versão no segundo semestre de 2003. Na época, contava apenas com a disciplina de física, ministrada pelos bolsistas do grupo PET Física. De 2004 até o presente ano, o PUA tem passado por expansões. Atualmente, funciona durante o ano inteiro com aulas de todas as disciplinas exigidas nos processos seletivos de acesso as universidades. As aulas são ministradas por integrantes do PET Física, por professores voluntários e por bolsistas de outros grupos PET da UFPA.

 

PROJETO CIÊNCIA NA PRAÇA

    Este projeto consiste em apresentar experimentos didáticos de ciência em locais públicos (geralmente praças e escolas). O Ciência na Praça ocorre em ventos de divulgação científica e tecnológica ou em ocasiões promovidas pelo próprio PET Física para a realização do referido projeto. Os experimentos didáticos são confeccionados pelos próprios integrantes do PET Física com o uso de materiais de baixo custo.

 

Contatos

Email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Site https://petfisicaufpa.wixsite.com/petfisica

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página