Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grupos PET da UFPA > PET > Engenharia Mecânica
Início do conteúdo da página

Engenharia Mecânica

Publicado: Quarta, 24 Junho 2020 21:36 | Última Atualização: Segunda, 27 Março 2023 18:59

Tutor: Prof. Dr. Alexandre Saldanha do Nascimento

Discentes Bolsistas: Pablo Cesar de Souza Borges, Paloma Gama da Silva, Jullyane Raquel Almeida Nunes, Jan Sckianta Sabino, Gabriel Geremias Machado Barbosa, Helner Mascarenhas dos Santos, Gabriel Willian Moreira Bezerra, Kaio Gomes da Silva, Cassio Gustavo da Silva Amorim, Vinicius Weslley Pereira Eustógio, Camila Ferreira dos Santos.

Discentes Voluntários: Não possui

Breve Histórico do Grupo

    O Grupo PET do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará - UFPA foi aprovado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 07/10/1991 através do projeto do Prof. Dr. Antonio Luciano Seabra Moreira que permaneceu como tutor até novembro de 2011, sendo substituído pelo Prof. Dr. Alexandre Saldanha do Nascimento. Nesses quase 32 anos de existência, o Grupo tem se mantido fiel aos objetivos estabelecidos pelo programa, dentre os quais estão o estímulo da melhoria do ensino de graduação através do desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas, a promoção de um efeito multiplicador na atuação dos alunos do grupo sobre os colegas do curso de graduação e ainda provocar um espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

Ocupando o espaço que lhe é devido junto às comunidades docente e discente dos cursos de graduação da UFPA o referido grupo, que é constituído por 1 (um) Professor Tutor, 12 (doze) bolsistas e no máximo 6 (seis) não bolsistas, busca alcançar uma educação uníssona comprometida com o bem público, apta a garantir qualidade ao curso de graduação, pertinência científica à pesquisa e relevância social à extensão. 

Atividades de Ensino

    As atividades de ensino do grupo PET-Engenharia Mecânica são importantes meios de contribuição e compartilhamento de conhecimento adquirido com a comunidade acadêmica. Dentro deste propósito, o grupo promove diversas atividades para incentivar a comunidade e aproximar os alunos de empresas, através de palestras, e dos docentes da Faculdade de Engenharia Mecânica, por meio de seminários técnicos.

    O grupo sempre conta com a participação de diversos professores da FEM, relatando sobre sua carreira acadêmica, assim como seus relatos pessoais, tornando possível o estreitamento das relações entre discentes e docentes no âmbito acadêmico e propiciando mais informações sobre as respectivas áreas de pesquisa dentro da universidade.

    Paralelo a isso, identificou-se uma necessidade de compartilhar o desenvolvimento técnico na faculdade, através de seminários abertos à comunidade acadêmica da engenharia mecânica, no qual os alunos podem apresentar os trabalhos mais relevantes ou mais recentes de sua jornada como pesquisadores para a plateia e aos professores avaliadores. Sendo assim, esta se tornou uma metodologia extremamente interessante, devido ao desenvolvimento do senso crítico por parte dos participantes, além do fomento aos demais alunos em se tornarem membros do grupo.

    Além disso, muitos minicursos estão sendo desenvolvidos, em parceria com os demais laboratórios da faculdade, sobre os principais softwares utilizados no plano pedagógico do curso, entre eles: Matlab, SolidWorks, EES, Aerodinâmica, Caldeiraria, entre outros.

Atividades de Extensão

    Desde sua criação, o grupo PETMEC vem promovendo relevantes atividades de extensão que buscam impactar as comunidades de forma positiva, oferecendo às pessoas que necessitam uma nova perspectiva, fazendo com que esses cidadãos tenham acesso a novas oportunidades de educação e uma maior garantia de inserção no mercado de trabalho.

    Com essa premissa, foi criado o Projeto União em parceria com Grupo de Estudos em Tecnologia da Soldagem (GETSolda), cujo objetivo era oferecer capacitação profissional na área de soldagem à jovens de comunidades carentes de Belém. Atualmente o Projeto União foi ampliado para atender jovens do Movimento República de Emaús passando a se chamar Projeto Emaús e a oferecer, além do curso profissionalizante de soldagem, curso de metrologia, motores a diesel, caldeiras e usinagem.

    Com o foco na inclusão digital, foi criado e implementado um curso de informática básica direcionado à comunidade de alunos da Universidade da Terceira Idade (UNITERCI) que tem por objetivo ensinar por meio da prática em sala de aula os seguintes módulos: Introdução à informática, Windows, Word, Excel e Internet.

    Considerando a realidade social vigente no país referente ao segmento educacional, os integrantes do Grupo PET do curso de Engenharia Mecânica da UFPA decidiram implementar a Biblioteca Solidária. A ideia surgiu em função de muitas escolas públicas de ensino fundamental e/ou médio localizadas na periferia da cidade de Belém não possuírem bibliotecas próprias para atendimento de seus alunos em função de enormes limitações de natureza física, operacional, orçamentária e de recursos humanos verificadas. O projeto consiste na criação de pequenas bibliotecas em escolas públicas de diferentes regiões da cidade.

    Com o objetivo de desenvolver a responsabilidade social, cultivar a solidariedade e promover a cidadania e a ética, foi criado o Projeto Nossas Crianças no qual o Grupo passou a desempenhar ações de auxílio ao Lar Acolhedor Tia Socorro, desenvolvendo ações de recreação, atuando diretamente com outros grupos PET de modo a contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida da comunidade em questão.

    Levando em consideração a importância de identificar no Grupo PET um elemento motivador para cursar Engenharia Mecânica na UFPA, os integrantes do Grupo têm feito a divulgação do referido curso a turmas do último ano do ensino médio em escolas da rede pública de Belém. As visitas são para levar informações de caráter geral relacionadas ao curso de Engenharia Mecânica, tais como estrutura funcional, grade curricular, área de conhecimentos abordadas, quadro docente, laboratórios existentes, atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, Programa PET, Mercado de Trabalho, pós-graduação etc.

Atividades de Pesquisa

    Não diferente das demais áreas de atuação do grupo PET, a pesquisa do grupo teve diferentes eixos temáticos ao longo dos últimos anos, estudando motivos para evasão dos alunos dentro do curso, assim como outras temáticas relacionadas aos minicursos ofertados. Além disso, a pesquisa ocupa outros espaços dentro do grupo, como o estudo de robótica, através da aplicação de controladores Arduino e como o estudo de simulação computacional – sobretudo utilizando o software Ansys. É importante destacar, também, que o grupo PET-Engenharia Mecânica tem sido ativamente presente nos mais variados congressos regionais, nacionais e internacionais que ocorrem em nosso território, tendo participações no Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia (COBENGE), Congress of thermal sciences and Engineering (ENCIT), Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM), International Congress of Mechanical Engineering (COBEM), Jornada de Iniciação Científica dos grupos PET (JICPET), entre outros. Dessa forma, percebe-se, em participações, todo o desempenho dos membros do grupo em desenvolver novas atividades, participar de discussões acadêmicas e potencializar o sensor crítico do grupo através da participação constantes em eventos renomados dentro da engenharia mecânica.

Contatos

E-mail

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site

https://petmec.wixsite.com/ufpa

Instagram

https://www.instagram.com/petmec_ufpa/ 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página